Novos Caminhos 2021


Inscrição: Cursos e Vagas

Confira todos os detalhes sobre as capacitações profissionalizantes gratuitas disponibilizadas pelo programa do Governo Federal!

Você já sabe o que fazer para melhorar a sua vida profissional mesmo em isolamento? Existem diversas formas de dar atenção para o seu currículo e algumas das melhores estão na inscrição Novos Caminhos 2021!

Para quem ainda não ouviu falar, esse é um programa do Ministério da Educação (MEC) que prometeu 122 mil vagas. São milhares de oportunidades em instituições de ensino de todo o Brasil para educação a distância (EaD).

O programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), viabilizou a abertura de 1.960 vagas de ensino profissional a distância. Ao todo, serão 34 cursos totalmente gratuitos e que podem ser realizados por interessados de qualquer cidade brasileira.

Até 2021, serão, ao todo, 78 mil vagas de diferentes cursos, nas modalidades presencial e a distância.

O programa Novos Caminhos abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo da iniciativa, lançada em outubro do ano passado, é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.

 

Novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) 👇

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é uma referência para as instituições e redes de ensino utilizarem no planejamento da oferta de cursos técnicos. Ao todo, são apresentados 215 cursos distribuídos em 13 diferentes eixos tecnológicos, com informações sobre perfil profissional dos egressos, campos de atuação, carga horária, legislações profissionais correlatas, entre outras.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio para orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. Seu conteúdo é atualizado periodicamente pelo Ministério da Educação para contemplar novas demandas sócio educacionais.

Para as instituições de ensino, o Catálogo é um referencial que subsidia o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio.


Para os estudantes, serve de base para a escolha dos seus cursos, apresentando-lhes os diferentes perfis profissionais e as possibilidades de atuação, entre outras informações.

Para os estudantes que já ingressaram nos cursos técnicos neste ano e nos anos anteriores, os diplomas serão emitidos com validade nacional, quando da conclusão dos cursos, nos termos das versões anteriores à nova edição do CNCT.

Para acessar o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), clique aqui.

 


Cursos EaD Programa Novos Caminhos 2021

Confira os cursos a seguir:

– Agente comunitário de saúde;
– Agente de combate às endemias;
– Agente de informações turísticas;
– Agente recepção/reservas hospedagem;
– Almoxarife;
– Almoxarife de obras;
– Assistente administrativo;
– Assistente de contabilidade;
– Assistente de recursos humanos;
– Assistente de secretaria escolar;
– Assistente financeiro;
– Auxiliar de manutenção predial;
– Auxiliar de nutrição e dietética;
– Auxiliar pedagógico;
– Balconista de farmácia;
– Cuidador de idoso;
– Eletricista de automóveis;
– Eletricista instalador predial b. tensão
– Inglês básico;
– Instal. e reparador linhas telecom.;
– Instal. reparador equip. trans. telefonia;
– Língua Brasileira Sinais (Libras) – Básico;
– Língua Brasileira Sinais – Intermediário;
– Operador de editoração eletrônica;
– Operador de telemarketing;
– Organizador de eventos;
– Programador de sistemas;
– Programador web;
– Recepcionista;
– Recepcionista de eventos;
– Recepcionista em serviços de saúde.

Essas novas vagas oferecidas somam-se às mais de 31 mil vagas que foram pactuadas com diversas instituições de ensino para oferta EaD.

Vagas no Programa Novos Caminhos 2021

De acordo com o site, a ideia é oferecer 122 mil vagas Novos Caminhos em 2021. Esses números deveriam ser atingidos até junho, portanto, existem muitas vagas disponíveis neste momento.

O catálogo é uma referência para as instituições e redes de ensino utilizarem no planejamento da oferta de cursos técnicos. Ao todo, são apresentados 215 cursos distribuídos em 13 diferentes eixos tecnológicos, com informações sobre perfil profissional dos egressos, campos de atuação, carga horária, legislações profissionais correlatas, entre outras.

Grande parte das instituições parceiras são ligadas ao Governo Federal. Portanto, existem muitos processos de seleção a partir de Institutos Federais em todas as regiões do país. As vagas disponíveis em cada curso são definidas pelas instituições.


Como Fazer a Inscrição em Cursos no Programa Novos Caminhos? 👇

De acordo com o site oficial do programa, disponibilizado pelo Ministério da Educação, a ideia é disponibilizar milhares de novas vagas neste primeiro semestre. Todos as oportunidades Novos Caminhos são totalmente gratuitas e ofertadas a partir de instituições parceiras.

MEC reuniu em no portal do programa todas as oportunidades. A busca é simples, basta acessar portal.mec.gov.br/novoscaminhos, indicar estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade. As instituições cadastradas e com cursos já disponíveis vão aparecer na sua tela. 14 mil vagas já disponíveis na plataforma.

Os interessados em inscrições Programa Novos Caminhos podem verificar mais detalhes no próprio site oficial da ação. Essas chances devem ser disponibilizadas pelos Governos regionais, não deverá acontecer um prazo de inscrição em nível nacional.